Gauchão 2024

“Temos que fazer nosso melhor jogo defensivo”, projeta Daitx antes de Grêmio x Brasil

Treinador xavante fala sobre escolhas táticas, possibilidade de voltar a usar três zagueiros e importância da partida das 18h30min deste domingo, na Arena

Foto: Gustavo Pereira - DP - De acordo com o treinador, a comissão técnica ainda não definiu os 11 titulares. A incógnita a respeito da plataforma tática, com três ou dois zagueiros, permanecerá publicamente até 45 minutos antes do jogo das quartas de final, na Arena

As ideias táticas que levaram o Brasil às quartas de final do Gauchão serão repetidas contra o Grêmio, garante Fabiano Daitx. Fiel às convicções, o treinador projeta que o Xavante precisará fazer seu “melhor jogo defensivo” na temporada para ter chances de surpreender o Tricolor a partir das 18h30min de domingo. Só a vitória serve ao Rubro-Negro para avançar às semifinais do Estadual e garantir vaga também na Copa do Brasil de 2025.

“A gente sabe que precisa fazer alguma coisa diferente, mas jamais vamos desmontar nossa ideia central. É ter equilíbrio. Embora eu saiba que a gente precisa vencer, não acredito na loucura, ou que a gente vá arriscar… Sinceramente, se tu abrir, a tendência é tu ser atropelado. Se achar que pode ganhar, pode ser atropelado, não dá nem graça. Temos que fazer o melhor jogo defensivo que a gente fez até agora para tentar ficar vivo”, disse em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira.

De acordo com o treinador, a comissão técnica ainda não definiu os 11 titulares. A incógnita a respeito da plataforma tática, com três ou dois zagueiros, permanecerá publicamente até 45 minutos antes do jogo das quartas de final, na Arena. “A gente foi consistente com uma linha de quatro atrás e com uma linha de três zagueiros - uma linha de cinco atrás. O quão mais ofensivo a gente pode ser se tiver um zagueiro a menos?”, refletiu Daitx.

Confiança para tentar surpreender

Durante a coletiva, o técnico do Brasil disse que o volante Maicky, ausente no empate com o Ypiranga, em Erechim, foi reintegrado aos trabalhos com o elenco nesta semana. Ficará à disposição. É uma opção adicional para Daitx às vésperas do jogo de maior relevância de sua ainda curta passagem pelo Bento Freitas.

“A semana foi muito boa, o ambiente está muito bom. Confiança. Sabedores da dificuldade que vai ter o confronto. Muito confiantes mesmo e acreditando que é possível. A gente sente isso. [...] Praticamente todo mundo à disposição. É o jogo mais importante até o momento”, disse.

Dono da segunda defesa menos vazada do Gauchão, o Xavante de Fabiano Daitx é obrigado a vencer para seguir no campeonato. Um contexto que, segundo o treinador, cria uma oportunidade para fazer história. “A gente fez por merecer chegar nesse momento. A gente sabe o quanto sofreu para chegar aqui. Sabemos o quanto significa uma vitória dessas para a carreira de cada um deles”.

De olho no adversário

Perguntado pela reportagem do DP a respeito de como as dúvidas na projeção de escalação do Grêmio afetam o planejamento de sua comissão, Daitx foi enfático. “Influencia bastante. A gente não tem informação de quem vai jogar certo, mas tem uma ideia. Uma das coisas que a gente discute é exatamente isso. Como o adversário pode vir, quais seriam as melhores peças para fazer um confronto. [...] A gente fica um turno praticamente todos os dias só discutindo sobre isso. Peças, enfim, alternativas, variações”, afirmou.

“Em todos os jogos a gente tinha que vencer. E em todos os jogos tínhamos uma proposta para vencer. Muitas vezes ela não foi efetiva. Buscar alternativas, uma coisa diferente, também é papel da comissão”, disse, também.

Provável Brasil

Sem o lateral-direito Danilo, suspenso por acúmulo de cartões amarelos, o Xavante deve atuar com Gabriel Oliveira; Gabriel Biteco, Zé Pedro, Adriel (ou Tinga), Bruno Reis e Mário Henrique; Maicky, Marcinho, Anderson Recife; Robinho e JP Bardales.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Igor Bosel e Jacone não disputarão a Divisão de Acesso pelo Pelotas Anterior

Igor Bosel e Jacone não disputarão a Divisão de Acesso pelo Pelotas

Skeleton: Eduardo Strapasson é campeão sub-20 na Copa América Próximo

Skeleton: Eduardo Strapasson é campeão sub-20 na Copa América

Deixe seu comentário